Terça, 16 de Abril de 2024
   
Texto

Natação X Alimentação

A Natação começou na Grécia Antiga,quando esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga.  No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.

Estilos

Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

Piscina

Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C. A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.

Benefícios para a saúde

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório.


Modalidades Olímpicas de Natação

- 50 metros Crawl (nado livre)
- 100 metros Crawl (nado livre)
- 200 metros Crawl (nado livre)
- 400 metros Crawl (nado livre)
- 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino
- 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino
- 100 metros costas
- 200 metros costas
- 100 metros peito
- 200 metros peito
- 100 metros borboleta
- 200 metros borboleta
- 200 metros medley
- 400 metros medley
- Revezamentos 4 x 100 metros livres
- Revezamentos 4 x 200 metros livres
- Revezamentos 4 x 100 metros estilos

Dentro de cada modalidade especifica pode existir uma dieta diferenciada isso se o praticante for um atleta, pois as vias de energia se tornam diferentes para cada estimulo com isso a necessidade de alguns nutrientes e recursos ergogênicos também.

Para um esportista que pratica a natação porque esta em busca de um corpo mais saudável as necessidades energéticas são mais simples e vão depender do objetivo da pratica  as necessidades  chegam a ser muito parecidas com a de quem corre, mas com uma estrutura diferente.

A necessidade de gordura monosaturada e polinsaturada antes dos treinos é uma das necessidades do nadador que se diferencia de outras atividades, pois é uma fonte energética e ajuda na densidade do corpo a água.

Fontes:  Castanhas, amêndoas, amendoim, azeite, gergelim, óleo de coco extra virgem, margarina vegetal entre 6 horas antes é importante haver um desses item na alimentação do esportista

O carboidrato é fonte importante em treinos longos de piscina ou tiros antes e depois dos treinos eles devem estar presentes

Fontes: Pão, massas, batata, purê, frutas, sucos, bolos, geléia, ou suplementos específicos

A proteína é importante em determinado tipo de pessoas e biótipo, um perfil mais explosão e pouco resistência terá uma necessidade de suplementação ou elevação do consumo na dieta, se o perfil é treinos longos e soltos não há essa necessidade. Geralmente os  iniciantes que estão aprendendo um tipo de modalidade devem ter  uma necessidade maior de proteínas por conta do aprendizado esta causando um estresse maior na cadeia muscular.

Como geralmente para os treinos a piscina é aquecida o corpo pode perder um pouco de ritmo café ou chás escuros ajudam a dar um animo a mais para terminar o treino.

 

Bons treinos!

Dra. Janete Neves

Fonte:

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/natacao.htm

http://www.unioeste.br/projetos/elrf/monografias/2004-1/tcc/pdf/marina.PDF

Curta nosso Face!