Sexta, 19 de Abril de 2024
   
Texto

Atendimento Nutricional

Com objetivo de atingir mais rápido os resultados corporais de ganho de massa muscular ou perda de gordura corporal, saber sobre o uso de suplementos alimentares, melhorar performance no esporte e evitar o agravamento de doenças e o número de internações por conta de problemas na alimentação, a Clínica Esportiva oferece  atendimento nutricional  para a população que se preocupa com a alimentação. Profissionais preparados para atuar em conjunto,  avaliar os pacientes e prestar atendimento visando sua melhor qualidade de vida.

Os pacientes passam por uma triagem,  no qual é caracterizado o objetivo e a expectativa que o paciente tem em procurar um profissional. O programa do atendimento consiste em consultas individualizadas, realizadas no consultório de Nutrição.

O método das consultas inclui: anamnese alimentar, contendo a história da alimentação do paciente, alimentação habitual, intolerâncias, preferências e/ou alergia alimentar; levantamento de dados antropométricos como peso, estatura, dobras cutâneas, perímetros, para classificação do estado nutricional; dados bioquímicos, exames laboratoriais. Cálculo e análise da alimentação habitual; determinação das necessidades nutricionais individual e elaboração de plano alimentar.

O atendimento de esportistas onde prioriza o esporte e os horários de prática esportiva para elaboração de um cardápio que valorize o dispêndio energético da atividade física em questão e o objetivo atual a ser conquistado. Já o atendimento a pessoas portadoras de doenças crônicas, como os hipertensos, diabéticos e obesos, que não possuam nenhuma orientação nutricional são consultas mais educativas e com foco na melhora acelerada do problema em questão.

Após a primeira consulta o paciente receberá a orientação alimentar escrita, detalhada, incluindo a avaliação da dieta pregressa, classificação do estado nutricional, proposta de plano alimentar, com cardápio, lista de alimentos substitutos e orientações gerais. Durante os retornos, é feita nova avaliação do estado nutricional e levantamento de resultados obtidos com o tratamento dietoterápico proposto, visando à reabilitação nutricional.

Dra. Janete Neves

Curta nosso Face!