Terça, 16 de Abril de 2024
   
Texto

Nutrição Clínica

A Dietoterapia é a ciência que estuda e aplica a dieta com finalidade terapêutica. O alimento, além de sua função fisiológica, é aplicado na prevenção e controle de várias doenças.

O termo mais atual é Terapia Nutricional (TN).

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HU-USP realiza triagem para identificar os pacientes que apresentam risco nutricional no momento da internação, direcionando a TN visando a sua reabilitação. Essa triagem é baseada em questões sobre alterações no apetite e peso corporal, nos últimos meses que antecederam a internação.

O diagnóstico nutricional é importante, uma vez que tanto a desnutrição quanto a obesidade interferem no tratamento global. A desnutrição leva à diminuição nas funções do sistema imunológico, facilitando a ocorrência de infecções, dificultando a cicatrização, aumentando a morbi-mortalidade e o tempo e número de internações. Dessa forma, expõe o paciente a riscos que dificultam o restabelecimento da saúde.

Por outro lado, a obesidade é fator de risco para doenças como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, entre outras. Assim, ao planejar uma conduta nutricional, a preocupação em alcançar ou manter um peso corporal saudável é o primeiro passo.

Fonte: Hospital Unniversitário USP

Curta nosso Face!