Sexta, 19 de Abril de 2024
   
Texto

Fisioterapia Esportiva

A fisioterapia esportiva ou fisioterapia desportiva é direcionada às necessidades específicas de atletas amadores ou profissionais. Eles são expostos à condições de sobrecarga muscular e óssea com mais frequência que os indivíduos que não praticam esportes, o que aumenta a necessidade de cuidados mais vigorosos em relação às lesões por eles sofridas.

Intimamente ligada à medicina esportiva, a fisioterapia desportiva tem como principal objetivo melhorar as condições físicas dos atletas Profissionais ou amadores para que eles possam retomar o mais rápido possível as suas atividades, tanto as rotineiras quanto as relacionadas aos exercícios físicos que praticavam antes.

A importância da fisioterapia Esportiva

Após uma lesão no conjunto músculo-esquelético do paciente, o fisioterapeuta tem a função de orientar o atleta a fim de evitar sintomas e riscos decorrentes da lesão que já ocorreu. Além de auxiliar na prevenção do aparecimento ou retorno da lesão ou dos sintomas decorrentes dela. Os transtornos mais comuns são as tendinites, as lesões ligamentares, as contusões e distensões, as entorses, as luxações e subluxações, as fraturas e abrasões, além de bolhas, calos, e cortes em geral.

O fisioterapeuta esportivo deve buscar o melhor atendimento ao atleta, focando na rapidez da sua recuperação e tendo total atenção ao controle da lesão. Ele também deve elaborar um programa ideal e individual para o atleta, aliando a correção postural aos exercícios realizados com o intuito de melhorar seu condicionamento físico, potencializar o ganho de força e a resistência muscular, e torná-lo apto para o retorno à prática saudável dos esportes.

A fisioterapia esportiva é uma das especialidades da Clinica Esportiva , que tem os melhores profissionais e equipamentos para a plena recuperação dos atletas, agilizando ainda mais o processo de recuperação.

Curta nosso Face!