Terça, 16 de Abril de 2024
   
Texto

Atividade física depois dos 40 anos

Por Dra. Janete Neves

É as vezes você esta se perguntando, “será que eu ainda tenho jeito?? Já chego do trabalho cansado, tenho tantas coisas pra resolver e não me sobra tempo pra fazer algo que me cansaria mais, sendo o que mais quero é descansar.”

Pois é não é só você que está pensando assim, como a maioria da população Brasileira que apresenta uma vida sedentária. Existe uma pesquisa no PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) dados de 1997 relatando que aqui no Brasil, 10% dos homens e menos de 8% das mulheres diziam fazer exercícios regularmente, então  podemos chamar estes 82% que dizem que não fazem exercícios regularmente de SEDENTÁRIOS. É este cuidado que temos que ter, as pessoas podem não fazer exercícios físicos regularmente e ter um estilo de vida ativo, promovendo a saúde e sendo felizes, alegres e contentes, mas não é o que acontece com a maioria das pessoas com a vida moderna de hoje.

Hoje a maioria resume seu dia-a-dia na jornada de trabalho, stress, contas à pagar, desordem no sono, fatores psicológicos, neurológicos e sociais alterados isso é o que acontece com o brasileiro hoje, não com todos mas um grande número de pessoas são atingidas por esse caus do mundo moderno. Sendo rodeado por fatores de riscos a sua saúde.

Se chego e pergunto a uma pessoa sedentária o que seria bom pra a qualidade de vida dela melhorar, muitos saberiam me dizer a resposta. A divulgação dos bens causados pela atividade física já chegou rápido aos ouvidos da população, mesmo assim o número de pessoas sedentárias é altíssimo. Será que esta notícia chegou de forma correta aos seus ouvidos?

Exercícios físicos regulares podem aumentar a expectativa de vida em mais de três anos e retardar o surgimento de doenças, regulariza o sono, diminui o stress físico e mental, cede gratuitamente vigor físico, aumenta a velocidade de raciocínio, promove socialização e enfatizando que lembra o lazer, diversão, o lúdico, o dançar, o jogar, o praticar esportes esporadicamente, o caminhar, correr pelo prazer.

Ai está, as pessoas estão tão comprometidas com suas atividades comerciais, que geram lucro e esquecem que uma atividade leve, moderada ou intensa seja ela qual for, vai beneficiar o seu desempenho no trabalho e não atrapalhar o cansaço que a jornada de trabalho causa, se fosse assim um atleta não enfrentaria dias e meses de treinos por um único momento de competição. Com pessoas que não são atletas não é diferente, temos que nos preparar em todos os sentidos para vencermos os obstáculos, e um dos obstáculos que a grande maioria esta passando são os distúrbios de sono, stress, cansaço mental, físico, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade... estão se tornando atletas decaídos, e já é hora disso mudar e mostrar que ainda são guerreiros e não se cansam nunca.

Até hoje não foi inventado nada que pudesse recuperar os anos perdidos nem as qualidades físicas, por isso está mais que na hora de tomar medidas para mudar sua vida já!!!

Por onde começar???? A preparação começa com o coração
{mospagebreak}
Contudo, antes mesmo de começar qualquer treinamento, recomenda cuidado simples, rápido e que pode evitar muitas dores-de-cabeça: responder um questionário. Desenvolvido pelo Instituto de Fitness do Canadá (Canadian Standardized Test of Fitness) é o primeiro passo para evitar problemas futuros. Seu objetivo é detectar riscos coronarianos em quem pratica algum esporte.1)Alguma vez um médico lhe disse que possui algum problema do coração e lhe recomendou que só fizesse atividade física sob supervisão médica??

( ) sim    ( ) não

2) Você sente dor no peito, causada pela prática de atividade física?

( ) sim    ( ) não

3) Você sentiu dor no peito no último mês?

( ) sim    ( ) não

4) Você tende a perder conciência ou cair, como resultado de tonteira ou desmaio?

( ) sim    ( ) não

5) Você tem algum problema ósseo ou muscular que poderia ser agravado com a pratica de atividade física?

( ) sim    ( ) não

6) Algum médico já lhe recomendou o uso de algum medicamento para sua  pressão arterial, circulação ou coração?

( ) sim    ( ) não

7) Você tem consciência, através da sua própria experiência ou aconselhamento médico de alguma outra razão física que impeça a pratica de atividade física sem supervisão médica?

( ) sim    ( ) não

Se apenas uma das questões acima for respondida com um sim, seria recomendado uma avaliação de um médico antes do início do programa de atividades físicas

A avaliação básica inclui consulta clínica, eletrocardiograma com teste ergométrico, feitos sob a supervisão de um cardiologista, ecocardiograma e exames de sangue. “Todos podem ser feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), convênios ou particular”

Você deve estar se perguntando que tenho que fazer tudo isto? Passar por esta  dificuldade para começar a treinar. Já esta pensando em desistir, não é mesmo??? Para e pense, quando que você realmente parou para pensar em você no seu melhor? Agora é a hora e não podemos perder mais tempo.

Então vamos la, já se certificaram de que a saúde esta tudo tranqüila para começar uma atividade física? Vamos começar a atividade física, existem várias, você deve escolher aquela que te forneça maior prazer pessoal.

Musculação – o fundamental para esta idade é a musculação, independente de gostar ou não, esta é uma atividade indispensável para o publico que já passou dos 40 anos;

Dança – você se diverte e ganha coordenação e resistência nos músculos da perna, além de melhorar o sistema cardiovascular, uma ótima opção;

Yoga -  atividade tranqüila, ideal para aqueles que querem se ver longe do tumulto, ajuda na postura corporal e no equilíbrio psicofísico;

Lutas – ótimo para ganhar resistência muscular, cardiovascular e extravagar os impulsos entre pessoas mais estressadas;

Esportes (vôlei, futebol, tênis, basquete, handbol...) – atividades físicas que envolvem competição, ótimo para aqueles que querem melhorar seu vigor físico e só conseguem se motivar a fazer uma atividade pela competição entre amigos, porem cuidado em realizar somente esta atividade 1x por semana, pois são atividades que exigem muito, sempre faça mais vezes por semana ou aliar com uma outra atividade durante a semana;

Natação – atividade de ótima aceitação, com ótimos resultados sobre a capacidade bioenergética aeróbica, ajudando a perda de gordura, ideal para os obesos;

Corrida – atividade de impacto com alto gasto energético e alta capacidade de melhora do VO2 máx, ótima para a perda de peso, ideal para os que se sentem fora do peso e também os que se sentem deprimidos, pois a atividade libera muita endorfina;

Caminhada – excelente para um começo gradativo, é uma atividade leve sem muitas alterações fisiológicas no organismo, porém aumenta o gasto energético diário total, isso ajuda a perda de gordura corporal, mas para isto deve se praticar por tempos altos, como 60min.

Antes de começar procure um Educador Físico para auxilia-lo.

E independente de qual atividade física ira fazer sempre prepare a musculatura para o stress que ela será sujeitada, alongue-se.

Curta nosso Face!